Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 30 de junho de 2011

III Zonal realiza encontro neste final de Semana

A III Zonal realiza neste Sábado (02) a partir das 8h até as 11h30min, na Paróquia São Francisco de Assis na Cidade Satélite mais um encontro que terá como tema o Credo (1ª parte do catecismo), que será assessorado pelo Padre Paulo Henrique da Silva, Administrador da Paróquia de Santa Clara de Cidade Satélite, Diretor de Estudos do Seminário de São Pedro e Coordenador Arquidiocesano do Setor Família.

Oração inicial do encontro ficou a cargo da Paróquia Cristo Rei de Pirangi e o Café a cargo da Paróquia São Francisco Assis do Satélite e a Dinâmica ficou a ser definido.

Fica aqui o convite a todos os CPP, Catequese, Dizimo, Liturgia, Familiar, Juventude, ou sejam todos os membros representantes das diversas pastorais, grupos, movimentos e serviços de cada paróquia que compõe a III Zonal, tal qual nossa paróquia faz parte.

Patrocinador do Blog:

Procissão de Corpus Christi

.
Patrocinador do Blog:

Missa de Corpus Christi

Assista.
Patrocinador do Blog:

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Texto recebido para divulgação

Eu poderia comentar do meu jeito sobre esta matéria, mas encontrei nas palavras de Dom Odilo, em resumo, tudo que penso sobre a total falta de senso e de respeito ocorrida no último domingo por parte dos organizadores da parada gay e aceita por aqueles que são simpatizantes do movimento.

Seja você Cristão Católico ou não, por favor, leia com atenção.

Paz e bem a todos!
Joãozinho - Comunidade Vida Nova

Pelo Blog: Comugamos das mesmas palavras de Joãozinho da Comunidade Vida Nova e das palavras Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer, Arcebispo de São Paulo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Palavras de Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer - Arcebispo de São Paulo

Eu não queria escrever sobre esse assunto; mas diante das provocações e ofensas ostensivas à comunidade católica e cristã, durante a Parada Gay deste último domingo, não posso deixar de me manifestar em defesa das pessoas que tiveram seus sentimentos e convicções religiosas, seus símbolos e convicções de fé ultrajados.

Ficamos entristecidos quando vemos usados com deboche imagens de santos, deliberadamente associados a práticas que a moral cristã desaprova e que os próprios santos desaprovariam também. Histórias romanceadas ou fantasias criadas para fazer filmes sobre santos e personalidades que honraram a fé cristã não podem servir de base para associá-los a práticas alheias ao seu testemunho de vida. São Sebastião foi um mártir dos inícios do Cristianismo; a tela produzida por um artista cerca de 15 séculos após a vida do santo, não pode ser usada para passar uma suposta identidade homossexual do corajoso mártir. Por que não falar, antes, que ele preferiu heroicamente sofrer as torturas e a morte a ultrajar o bom nome e a dignidade de cristão e filho de Deus?!

“Nem santo salva do vírus da AIDS”. Pois é verdade. O que pode salvar mesmo é uma vida sexual regrada e digna. É o que a Igreja defende e convida todos a fazer. O uso desrespeitoso da imagem dos santos populares é uma ofensa aos próprios santos, que viveram dignamente; e ofende também os sentimentos religiosos do povo. Ninguém gosta de ver vilipendiados os símbolos e imagens de sua fé e seus sentimentos e convicções religiosas. Da mesma forma, também é lamentável o uso desrespeitoso da Sagrada Escritura e das palavras de Jesus – “amai-vos uns aos outros” – como se ele justificasse, aprovasse e incentivasse qualquer forma de “amor”; o “mandamento novo” foi instrumentalizado para justificar práticas contrárias ao ensinamento do próprio Jesus.

A Igreja católica refuta a acusação de “homofóbica”. Investiguem-se os fatos de violência contra homossexuais, para ver se estão relacionados com grupos religiosos católicos. A Igreja Católica desaprova a violência contra quem quer que seja; não apoia, não incentiva e não justifica a violência contra homossexuais. E na história da luta contra o vírus HIV, a Igreja foi pioneira no acolhimento e tratamento de soro-positivos, sem questionar suas opções sexuais; muitos deles são homossexuais e todos são acolhidos com profundo respeito. Grande parte das estruturas de tratamento de aidéticos está ligada à Igreja. Mas ela ensina e defende que a melhor forma de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis é uma vida sexual regrada e digna.

Quem apela para a Constituição Nacional para afirmar e defender seus direitos, não deve esquecer que a mesma Constituição garante o respeito aos direitos dos outros, aos seus símbolos e organizações religiosas. Quem luta por reconhecimento e respeito, deve aprender a respeitar. Como cristãos, respeitamos a livre manifestação de quem pensa diversamente de nós. Mas o respeito às nossas convicções de fé e moral, às organizações religiosas, símbolos e textos sagrados, é a contrapartida que se requer.

A Igreja Católica tem suas convicções e fala delas abertamente, usando do direito de liberdade de pensamento e de expressão. Embora respeitando as pessoas homossexuais e procurando acolhê-las e tratá-las com respeito, compreensão e caridade, ela afirma que as práticas homossexuais vão contra a natureza; essa não errou ao moldar o ser humano como homem e mulher. Afirma ainda que a sexualidade não depende de “opção”, mas é um fato de natureza e dom de Deus, com um significado próprio, que precisa ser reconhecido, acolhido e vivido coerentemente pelo homem e pela mulher.

Causa preocupação a crescente ambiguidade e confusão em relação à identidade sexual, que vai tomando conta da cultura. Antes de ser um problema moral, é um problema antropológico, que merece uma séria reflexão, em vez de um tratamento superficial e debochado, sob a pressão de organizações interessadas em impor a todos um determinado pensamento sobre a identidade do ser humano. Mais do que nunca, hoje todos concordam que o desrespeito às leis da natureza biológica dos seres introduz neles a desordem e o descontrole nos ecossistemas; produz doenças e desastres ambientais e compromete o futuro e a sustentabilidade da vida. Ora, não seria o caso de fazer semelhante raciocínio, quando se trata das leis inerentes à natureza e à identidade do ser humano? Ignorar e desrespeitar o significado profundo da condição humana não terá consequências? Será sustentável para o futuro da civilização e da humanidade?

As ofensas dirigidas não só à Igreja Católica, mas a tantos outros grupos cristãos e tradições religiosas não são construtivas e não fazem bem aos próprios homossexuais, criando condições para aumentar o fosso da incompreensão e do preconceito contra eles. E não é isso que a Igreja Católica deseja para eles, pois também os ama e tem uma boa nova para eles; e são filhos muito amados pelo Pai do céu, que os chama a viver com dignidade e em paz consigo mesmos e com os outros.

Publicado em O SÃO PAULO, ed. de 28.06.2011
Cardeal Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo
Patrocinador do Blog:

terça-feira, 28 de junho de 2011

Missa de Ação de Graça pelo primeiro Aniversário do Blog da Paróquia

Esta Semana, a Igreja inicia o período mais longo do tempo litúrgico, marcado pela cor verde, o Tempo Comum. É o verde da esperança, da missão, do crescimento. Neste período aprenderemos muito sobre a nossa missão de discipulado, a partir das leituras sequenciais do evangelho de Mateus. Terminado o “Tempo pascal”, retomamos os “Domingos do Tempo Comum.” Deixando de lado os temas específicos do Advento, da Quaresma e da Páscoa, meditamos temas diversos da pregação e da catequese de Jesus.

As Santas Eucaristias deste final de semana em nossas comunidades foram presididas pelo nosso querido Padre Valdir Cândido de Morais que se encontra de férias de seus estudos que está cursando em Roma na Itália, onde no mês de Outubro do Ano passado ele deixou a nossa paróquia para concluir o curso de Mestrado naquele País.

Homília do Padre Valdir:
Na Missa da Capela da Virgem dos Pobres em Emaús, foi colocada a intenção em Ação de Graças pelo 1º Aniversário do Blog da Paróquia, e no final o Padre Valdir fez um breve comentário sobre a importância da paróquia nos meios de comunicações, onde ele próprio acessa varias vezes por dia o nosso blog para ficar informado e matar as saudades.
No final, também o Padre Valdir falou sobre os seus estudos e as perspectivas de conclusão do mestrado.
Após os agradecimentos, o Padre Valdir realizou o solteio da Sanduicheira que Pascom organizou para adquirir os equipamentos para pastoral.
Patrocinador do Blog:
 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

COMUNICADO

Caro amigo,
 
" TODOS OS PASSAGEIROS COM DESTINO A NOSSO SENHOR DO BONFIM/BA PARA ORDENAÇÃO DE DIEGO, DEVE ENTREGAR AOS ORGANIZADORES DA VIAGEM, A CÓPIA DA IDENTIDADE FRENTE E VERSO ATÉ DIA 05/07/11, PARA CONFECÇÃO DA PLANILHA DE FISCALIZAÇÃO DA POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL "

AS CÓPIAS POR SE ENTREGUES A BETTO, CELIS OU SAMATAH

EM BREVE DIVULGAREMOS DATA DA REAUNIÃO OBRIGADO.

BETTO

domingo, 26 de junho de 2011

Chegou o nosso 4º DVD

A Pastoral da Comunicação informa que o 4º DVD confeccionado na Festa do Sagrado Coração de Jesus da comunidade do Parque das Orquídeas, estará disponível a partir do próximo final de semana, e solicita às pessoas que ainda não fizeram seu pedido, favor entrar em contato com qualquer agente da PASCOM e solicitá-lo. Os pedidos também poderão ser feitos por email da paróquia, paroquiadeemaus@gmail.com.


Faça logo o seu pedido!

Preço do DVD R$ 10,00


Atenciosamente.
PASCOM

 
 
 
 
 
 
 
Patrocinador do Blog:

Tríduo de Agradecimento ao Sagrado Coração de Jesus

Dias 28, 29, 30 Jun e 01 Jul

Na Igreja da Virgem dos Pobres em Emaús às 19horas

Dia 28 Jun: Comunidade Convidada Jardim Aeroporto
Dia 29 Jun: Comunidade Convidada Parque das Orquídeas
Dia 30 Jun: Comunidade Convidada Parque Industrial
Dia 01 Jul: Todas comunidades

Missa todos os dias com Bênção do Santíssimo.

Venha participar! Traga a sua família!

Patrocinador do Blog:

Festa do Corpo e Sangue de Cristo

Foto: Ingrid - Obra de Coquinho
A paróquia celebrou com muita oração o dia de Corpus Christi. Neste dia os fiés se reúnem para recordar o mistério da encarnação de Jesus, que veio ser nosso companheiro e alimento na caminhada de peregrinos. Ele mesmo nos diz: “Quem come minha carne e bebe meu sangue possui vida eterna!”. A paróquia do Beato André de Soveral acordou cedo para louvar e adorar o Senhor. Logo após as missas que ocorreram pela manhã o Santíssimo ficou exposto para receber as visitas dos paroquianos. Padre Marcelo expressa sua alegria em perceber que os fieis tinham lotado as missas para louvar e celebrar a festa do corpo e sangue do Senhor.

Encerrando a festividade de Corpus Christi em nossa paróquia aconteceu a missa celebrada na igreja do Parque Industrial estava encantadora! O ministério de música acolhia o povo com cantos de louvores, tudo se apresentava muito acolhedor inclusive o chão da igreja. Estava exposto um tapete artístico que causava arrebatamento em quem entrava. O tapete foi feito pelas mãos de um jovem artista que inspirado pelo Espírito Santo efetuou tão perfeita obra. Jefferson mais conhecido como Coquinho com ajuda de outros colaboradores, usou para compor a arte elementos da natureza: arroz, feijão, milho, sal, colorau, pétalas de rosas, folhas e raspas de madeira. Estes foram doados pela comunidade que ficaram super satisfeitos com o resultado.
Após a Santa Missa todos os fiéis saíram em procissão com o Santíssimo pelas ruas do Parque Industrial até a Matriz, no Jardim Aeroporto, lugar que também estava bem acolhedor para receber Jesus Sacramentado. Neste acolhimento aconteceu a benção e o encerramento da festa do corpo e sangue de cristo.

Amanhã publicaremos os vídeos da Santa Missa e da Procissão.


Texto: Ingrid
Fotos: Alison, Jefferson e Ingrid

Patrocinador do Blog:

sábado, 25 de junho de 2011

São José do Mipibú apresenta os dirigentes do ECC

Foi realizada na última quarta-feira (22), a apresentação dos cinco casais dirigentes do 1º Encontro de Casais com Cristo (ECC) da paróquia de Santana e São Joaquim, de São José de Mipibú. O primeiro pós-encontro foi realizado na Matriz da paróquia, com a presença de vários casais encontreiros que trabalharam no encontro. As posses dos dirigentes foram realizadas pelos dirigentes da Paróquia do Beato André de Soveral que foi quem amadrinhou o evento. No final o Administrador Paroquial, Padre Matias Soares, agradeceu a todos os presentes pelos trabalhos realizados naquela comunidade, e por último o Padre Marcelo Cezarino também proferiu umas palavras de agradecimentos pela confiança que foi depositada na sua paróquia para realização do encontro.

Os dirigentes ficaram responsáveis pelas seguintes pastas:

Casal Ficha: Gilseno e Gilvanilda
Casal Palestra: Francisco e Renânia
Casal Montagem: Pedro e Leandra
Casal Finanças: Beto e Nena
Casal Pós-encontro: Carlinhos e Carlinha

Patrocinador de Blog:

É HOJE


Olá internautas! Que felicidade, chegamos ao primeiro aniversário de criação do nosso blog. No dia 25 de junho de 2010 às 16h36min foi ao ar a nossa primeira postagem que falava da missa do primeiro aniversário da pastoral familiar e de tantas outras que foram postadas com ação do espírito santo que nos capacita cada vez mais para nos dirigir por meio deste canal que nos deu uma cara nova e reconhecimento da nossa paróquia na arquidiocese e no Brasil quando chegamos entre os 100 (cem) melhores na categoria religião pela empresa paulista do TOP Blog e no mundo como consta no link (pais que nos visitaram) abaixo.


Hoje chegamos quase 30.000 (trinta mil) acessos distribuídos no Brasil e em mais 09 (nove) pais. A alegria é muito grande porque estamos entrando nas casas das famílias com a palavra de Deus e mostrando a sua palavra, a nossa comunidade e a paróquia.

Neste primeiro ano tivemos muitas dificuldades, mas também fizemos muitos trabalhos importantes para evangelização da paróquia e dos nossos internautas freqüentadores da nossa pagina.

Vamos ver as nossas estatísticas deste primeiro ano. Acesse os links abaixo e confira!

Acesso = Quase 30.000.
País que nos visitaram = 10 país
Postagens = 381, isto é, mais de uma postagem por dia.
Comentários = 22 feitos em nossas postagens.
Mensagem no Mural = Mais de 50 mensagens no mural de recados.
Tv Pastoral (Youtube) = 49 vídeos com total 1.878 exibições
Postagens mais acessadas.
Fotos = 3.231
DVDs = 04
E-mail = mais de 100 E-mail recebido.

Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por nos ungir para este trabalho e a cada um de vocês que nos visitam diariamente ou com certa frequência, sem vocês o nosso blog não existiria. Agradeço em especial ao apoio de nosso Administrador Paroquial, Padre Marcelo Cezarino, que sempre está nos apoiando.

Que o Senhor nos abençoe e nos acompanhe nesta caminhada maravilhosa que se chama VIDA!

Patrocinador do Blog:

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ECC da Paróquia implanta o ECC em São José do Mipibú

Há quatro anos a nossa paróquia implantou na comunidade um serviço da Igreja, voltado para as famílias, em especial para os casais. Este serviço titulado como Encontro de Casais com Cristo (ECC), que tem por objetivo evangelizar as famílias, para construção do Reino de Deus na comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação.

Mas como falamos no inicio, só faz quatro anos que vivenciamos o ECC em nossa paróquia, e já trouxe muitas alegrias, restaurações em muitas famílias, muitos frutos para nossa paróquia, muitas bênçãos e graças do Espírito Santo que nos ilumina, nos capacita e nos guia a cada dia e cada encontro. E neste quarto anos fomos agraciados de amadrinhar uma implantação do ECC em outra paróquia e fazer aquilo que o próprio cristo nos pediu “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16:15).

Este agraciamento foi realizado neste último final de semana, onde vários casais da nossa paróquia e os casais sementeiros se doaram para concretizar mais uma obra do reino de Deus, na Paróquia de Santana e São Joaquim de São José de Mipibú. O encontro foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de junho, no Colégio Pio XII naquela comunidade que teve como diretor espiritual o Padre Marcelo Cezarino nosso Administrador Paroquial da Paróquia do Beato André de Soveral e Padre Matias Soares, Pároco da Paróquia de Santana e São Joaquim.

Foi um encontro com muitas bênçãos e muitos ensinamentos para os encontristas e principalmente para os encontreiros pelos testemunhos e relatos das famílias nas ocasiões das visitas. Um acontecimento que merece destaque foi a de um homem, pai de um encontristo que há dois anos não se comunicava com a família tendo em vista a uma cirurgia (traqueostomia) para retirada de um cisto na garganta, onde foi removida até a sua língua. Quando o casal da visitação chegou à sua casa, a filha dele falou: “- Não adianta, faz dois anos que ele não consegue se comunicar com ninguém”. Diante dessa expressão, o casal que estava visitando logo percebeu que podiam ajudar. Surpreendentemente o senhor conseguiu expressar algumas palavras para o casal que atentos tentavam compreender a mensagem que queria comunicar! Neste momento a filha surpresa, se desmanchou em choro de alegria de ver o pai se comunicado novamente.

Outro fato foi a de uma encontrista que no Domingo se viu impedida de comparecer ao encontro, tendo em vista que uma professora de sua faculdade não liberou para realizar a prova em outra data, logo que a equipe de visitação foi informada que ela não viria para encontro um sentimento de tristeza tomou conta de todos! Logo entregamos nas mãos de nossa senhora! Quando colocaram a sua ficha aos pés da imagem de nossa senhora da conceição, recebemos uma boa notícia. A encontrista liga e comunica expressando em choro, a alegria de poder voltar continuar a vivenciar o encontro!

Dentre essas providências divinas, tantos outros milagres aconteceram. Se fossemos relatar, não teria espaço para escrever. Também o que nos tocou muito foram os casais sementeiros que tiveram muita humildade, simplicidade e de um coração bastante acolhedor imprimido assim os cincos pontos básicos e fundamentais do ECC.

Os cinco pontos básicos do ECC foram bastante vivenciados. O primeiro ponto foi a DOAÇÃO que é essência da vida cristã que foi perceptivo por todos os casais que trabalharam no encontro, o segundo ponto, a POBREZA que é atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus no meio de nós e do encontro, o terceiro ponto, a SIMPLICIDADE, atitude que se traduziu num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os casais das duas comunidades, o quarto a ALEGRIA que nasce a cada chamamento para trabalhar pelo o outro a cada encontro com a certeza da vitória do bem que é experimentado no encontro na partilha, na doação, na comunhão com o irmão, o quinto ponto a ORAÇÃO onde cada casal mantém uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo,

que vivenciada durante todo o encontro por todas as equipes em adoração ao santíssimo na capela e nas salas nos momento das reflexões. Além desses cinco pontos foi marcado por mais um ponto que foi a ESPIRITUALIDADE que antes e durante o encontro foi muito forte. Destacamos especialmente os temas das reuniões em preparação do encontro, que é a tônica do ECC. Estes temas foram elaborado pelo nosso Administrador Paroquial Padre Marcelo Cezarino, com muita expiração do Divino Espírito Santo.

Parabenizamos a todos os encontreiros do I – ECC da Paróquia de Santana e São Joaquim de São José do Mipibú que durante estes meses se doaram para que este encontro pudesse ter acontecido. Em especial todos os encontristas pelo SIM que deram ao chamado do Senhor! Reguem com muita oração esta semente que foi plantada no coração de cada um para que os frutos logo apareçam para alimentar novas famílias desta querida comunidade de São José de Mipibú. Fique sabendo que estamos sempre à disposição para ajudar em tudo o que precisar.

Texto: Lopes e Ingrid
Patrocinador do Blog:

 

terça-feira, 21 de junho de 2011

Programação de Corpus Christi na Paróquia



06h - Missa Solene na Matriz da Mãe Peregrina no Jardim Aeroporto, após a Missa o Santíssimo ficará exposto até as 15h.
08h – Missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Parque das Orquídeas, após a Missa o Santíssimo ficará exposto até as 15h.
10h – Missa na Igreja Virgem dos Pobres em Emaús, após a Missa o Santíssimo ficará exposto até as 15h.
16h – Missa na Igreja do Imaculado Coração de Maria, no Parque Industrial, aqui a adoração iniciará as 09h até o horário da Missa. Após a Santa Missa desta comunidade todos deverão está presente na frente da Igreja para sair em procissão com o santíssimo pelas as ruas do Parque Industrial até a Matriz, no Jardim Aeroporto aonde acontecerá à benção e o encerramento da festividade.

Escala de Adoração das Pastorais nas Comunidades:

Parque das Orquídeas: Na Igreja do Sagrado Coração de Jesus

10h - Apostolado da Oração e Terço dos Homens
11h - Batismo e Dízimo
12h - Juventude, Catequese e Crisma
13h - Liturgia e o Grupo da Mãe Rainha
14h - Todas as pessoas que estiverem disponíveis para este momento de encerramento. Caso não possa adorar no momento de sua equipe, pode ficar a vontade para o momento que lhe for possível.

Emaús: Igreja Virgem dos Pobres

12h - Movimento da Mãe Rainha, Apostolado da Oração, Liturgia, Música e Ministros da Comunhão Eucarística
13h - Dízimo, Familiar, Juventude, Segue-Me e ECC
14h - RCC, Batismo, Catequese, Acólitos e Pascom.
15h - Encerramento

Jardim Aeroporto: Mãe Peregrina

08h - Movimento da Mãe Rainha, Ministros da Comunhão Eucarística e Liturgia

09h - Pastoral do Dízimo, Pascom e Acólitos
10h - Pastoral da Catequese, Familiar e ECC
11h - Pastoral da Juventude, Música e RCC
12h -Terço dos Homens e Pastoral do Batismo
13h - Pastoral da Sobriedade, Segue-Me e Acolhimento
14h - Encerramento
Parque Industrial não enviaram os seus horários.

Patrocinador do Blog:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nordeste 2 prepara Mutirão Regional de Comunicação

Quatrocentas pessoas, do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, é a estimativa de participantes para o 4º Mutirão de Comunicação, do Regional Nordeste 2, que será realizado em Maceió (AL), no período de 28 a 30 de outubro deste ano. O 4º Mutirão terá como tema: "Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura".

O tema central será abordado em palestra, na noite do dia 28, proferida pela doutora em comunicação, Irmã Joana Puntel. No sábado, dia 29, serão oferecidas 14 oficinas, simultaneamente, todas abordando temas relacionados à comunicação. No dia 30, serão oferecidos oito seminários, também simultaneamente. Entre os assessores estão a assessora da Comissão de Comunicação da CNBB, Irmã Élide Fogolari; o coordenador da Pascom, na Arquidiocese de Salvador (BA), Pe. Manoel Filho; a chefe do jornalismo da Rede Milícia Sat e apresentadora do programa Palavra da CNBB, levada ao ar pela Rede Católica de Rádio, Imaculada Del Padre, entre outros especialistas na área da comunicação.

As inscrições serão abertas no mês de julho. Para facilitar a participação dos agentes da Pascom e de outras pessoas interessadas, da Arquidiocese de Natal, a coordenação da Pastoral da Comunicação organizou um pacote, que inclui transporte, inscrição e hospedagem. Os interessados devem entrar em contato com a coordenação arquidiocesana da Pascom, pelo telefone (84) 3615-2800 ou pelo e-mail pascom@arquidiocesede-natal.org.br.

Mais informações sobre o Mutirão, no endereço: http://www.4muticom.blogspot.com/

Patrocinador deste Blog:

CALENDÁRIO CURSO DE NOIVOS 2011


A Pastoral Familiar divulga as datas e locais dos cursos de noivos para segundo semestre de 2011.

No Mês de Agosto: Dia 07, no Salão Paroquial do Jardim Aeroporto.
No Mês de Outubro: Dia 02, Também no Salão Paroquial do Jardim Aeroporto.
No Mês de Novembro: Dia 13, no Salão Paroquial de Emaús.

Os interessados poderão fazer as suas inscrições por meio de formulário que se encontra no link abaixo e entregar na secretaria da paróquia ou qualquer agente da pastoral.

Maiores informações com coordenador da pastoral, Maurício e Isabel, pelo telefone 36432523 ou na Secretaria da Paróquia pelo telefone 36431355


Maurício e Isabel
Casal Coordenador

Patrocinador do Blog:


I - ENCONTRO DE NAMORADOS - 2011

Estão abertas as inscrições para I Encontro de Namorados de 2011 que será realizado no dia 10 de Julho de 2011, no Salão Paroquial do Jardim Aeroporto, das 15 às 19h30min, e encerrando com a Santa Eucaristia, às inscrições com os agentes da Pastoral Familiar ou na Secretaria da paróquia.
Nas Comunidades:

No Parque das Orquìdeas : Leal / Raquel – Tel 3643 5924 – 9132 3892
No Jardim Aeroporto : Fernando/Hiléa - Tel 3643 6585 - 9104 3013
No Parque Industrial : Claudio /Daliana - Tel 8801 7469 - 8837 5222
No Emaús : Temilson / Auxiliadora – Tel 3643 5918 - 9916 1616

Secretaria da Paróquia
Telefone 3643 1355

Maurício e Isabel
Casal Coordenador
Telefone 3643 2523

Acesse Aqui o formulário da inscrição.

Patrocinador do Blog:

RESUMO HISTÓRICO SOBRE A ORIGEM DA SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

A festa de Corpus Christi iniciou-se a partir de um milagre eucarístico realizado em Bolsena, na Itália. Um sacerdote alemão chamado Pedro de Braga, tinha dúvidas sobre a presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Nesse momento histórico, a Igreja estava sofrendo muito com a heresia dos cátaros (puros). Esse movimento iniciou-se no século XI.

Para esses hereges, o mundo era obra do demônio, irremediavelmente perdido. Por isso os “puros” deviam viver fora do mundo. O movimento atingia as raízes do cristianismo, pois, dizendo que o mundo era mau, a encarnação de Jesus e Sua redenção, a Igreja e seus sacramentos, acabavam sendo rejeitados. Repudiavam o matrimônio, a hierarquia eclesiástica e toda disciplina da Igreja.

Receberam também eles, o nome de albigenses, pois a cidade de Albi, no sul da França, guardava uma de suas maiores fortalezas.

A Igreja estava sendo bruscamente atingida pelas heresias destes grupos, que fizeram parte da Igreja, mas se separaram formando uma seita.
Os hereges também combatiam a presença real de Jesus na Eucaristia. Afirmavam que era apenas um símbolo, como muitos fazem até hoje. Vivia-se um tempo muito difícil em que Deus se utilizou da pobreza de fé deste sacerdote para provar o contrário do que dizia a heresia.
O pe. Pedro, precisamente em 1264, dirigia-se, em peregrinação, a Roma a fim de se aprofundar e conhecer a verdade, pondo um fim à sua angústia. Passando pela cidade de Bolsena resolveu se hospedar ali. Na manhã seguinte, antes de seguir em sua viagem, ele fez questão de celebrar a Santa Missa, não obstante as suas dúvidas. Na noite anterior, antes de deitar-se, pediu ao Senhor que o socorresse em sua dúvida, pois queria crer, apenas crer. Enquanto celebrava o Santo Sacrifício, na hora da consagração, quando levantara a Hóstia, já transubstanciada (consagrada), ela começou a sangrar. A quantidade de sangue foi tão copiosa que transpassou o corporal, as toalhas e o mármore do altar, deixando ali suas marcas.

Tentando resolver aquela situação, o padre andou com a Hóstia, que em suas mãos, sangrava, pois nem sequer sabia onde pô-la. Assim, algumas gotas caíram pelo chão. Ainda hoje, naquela igreja, o chão está tinto das marcas do preciosíssimo sangue. E o padre, de tão desnorteado que ficou, nem sequer concluiu a Missa.

O Papa Urbano IV estava na cidade de Orvieto, que não distava muito de Bolsena. Informado do que se passara pediu a um bispo que para lá se dirigisse, a fim de verificar o acontecido e apresentar-lhe o resultado. O Papa estava sendo cauto frente a tudo que então acontecia.

Uma monja cisterciense, Juliana de Cornillon, quase na mesma época, recebeu algumas revelações de Jesus, que pediu-lhe levasse alguns apelos ao Papa. Um deles era que após Pentecostes, em uma quinta-feira se celebrasse a festa de sua presença na Eucaristia, a festa de Corpus Christi.

O Papa levou muito a sério aquelas revelações, contudo as guardou no coração. Se instituísse imediatamente a festa, iria, indiretamente, aprovar aquelas revelações sem um exame mais apurado. Agiu com prudência, mas pediu que o Senhor lhe mostrasse a verdade.

O bispo foi a Bolsena e já estava voltando. Porém, sem conseguir esperá-lo, o Papa foi ao seu encontro. Saiu de Orvieto, e no meio do caminho, numa ponte, chamada “Ponte do Sol”, os dois encontraram-se. O Pontífice correu ao encontro do bispo que devotamente trazia o corporal ensangüentado. Quando o bispo abriu-lhe o corporal, o Papa caiu ajoelhado, proclamando: Corpus Christi! Corpus Christi!

O Papa voltou para Orvieto e colocou em sua catedral o sagrado linho. Instituiu então, na dada em que Jesus havia pedido, por meio das revelações, na quinta-feira, após a Oitava de Pentecostes, a festa de Corpus Christi.
Para compor o ofício litúrgico da festa, o Papa convocou Tomás de Aquino, dominicano e Frei Boaventura, franciscano.

Antes de chegar a festa, os dois sacerdotes se apresentaram diante do Papa para a leitura dos textos. Boaventura, o franciscano, humildemente pediu ao Pontífice que Tomás fosse o primeiro a ler o seu trabalho. Enquanto Tomás lia com maestria e pulcritude, o ofício que havia composto, Boaventura ouvia, se encantava, e rasgava tudo o que havia escrito. Quando Tomás terminou, já não havia mais nada dos textos de Boaventura.

Quando Urbano IV lhe pediu que lesse o seu trabalho, Boaventura mostrou-lhe tudo rasgado. Sua pobreza era autenticamente franciscana. Ele percebeu que todo esforço era pequeno para expressar a beleza e o mistério da Eucaristia. Por isso temos hoje na solenidade de Corpus Christi e na Benção do Santíssimo Sacramento, o ofício escrito por Santo Tomás de Aquino. Tudo partiu da fragilidade da fé daquele sacerdote, atingido pela heresia dos cátaros, mas que buscava a verdade. E, para gloriosa memória de tudo isso, as igrejas de Bolsena e Orvieto ainda conservam há mais de setecentos anos os preciosos sinais.

“Quem ama procura a Eucaristia, sente prazer em falar neste Augusto Mistério, tem necessidade de Jesus, a Ele se dirige sem cessar, oferecendo-Lhe as ações, as alegrias e consolações, fazendo de tudo isso um ramalhete para Jesus - Hóstia”
(São Pedro Julião Eymard).

Louvado seja o Santíssimo Sacramento!!!

Texto e fotos eviadas por Luciene

Patrocinador do Blog:


 

CONVITE

                          Estamos convocando através deste convite a todos os Coordenadores de Catequese de Eucaristia, Perseverança, Crisma e Batismo a participarem da 1ª reunião, deste ano, de coordenadores de catequese de nossa Arquidiocese de Natal. Ocorrerá como agendado em nosso calendário arquidiocesano, no próximo dia 25 de junho corrente (sábado) das 8 às 15h, no Centro Dom Nivaldo Monte na Rua Jundiaí visinho a Câmara Municipal de Natal, onde trataremos de assuntos ligados as pastorais responsáveis pela Iniciação Cristã.
                         A presença de todos os coordenadores é de suma importância.
                         Um abraço fraterno em Maria estrela da evangelização.
                        
                         Diác. Edmar de Araújo Conrado
                         Assist. Ecles. da Comissão de Sacramentos de Iniciação

                         Ir. Ana Maria do Espírito Santo
                         Coord. Arq. da Comissão de Sacramentos de Iniciação

P.S: Caso a Paróquia não possua coordenador de perseverança deverá encaminhar um representante deste setor.

Patrocinador do Blog:
 

quinta-feira, 16 de junho de 2011

I - ECC de São José de Mipibú - Missa de Entrega



Imagem do Blog Daltro Emerenciano

 Foi realizada ontem à noite na Igreja da Virgem dos Pobres, em Emaús, a Missa de entrega do 1º Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de Santana e São Joaquim da Cidade de São José de Mipibú. Só lembrando que a nossa Paróquia é quem está madrinhando aquela comunidade. A Missa contou com a presença de todos os casais que irão trabalhar no encontro, mais os dirigentes das duas comunidades e o representante do casal setorial, Dario e Dinda da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Parnamirim. A Santa Eucaristia foi presidida pelo Administrador Paroquial, Padre Marcelo Cezarino. Em sua homília ele iniciou falando que a missa de entrega não é para entregar responsabilidade a ninguém, mas sim assumir as coisas com mais precisão. A missa de entrega é na verdade uma entrega de sim confiante nas mãos de Deus, onde passarão a fazer parte da família que já participamos, então nesta noite estamos nos entegrando para revigorar as nossas forças, e fortalecer o nosso matrimônio e nos impulsionar em direção do encontro de forma precisa e confiante. No final da homília ele pede a todos para que todas as atividades, palestras, momentos sejam uma expressão do amor, pois somente assim é que nós faremos parte dos amigos de Jesus, parte de tanto amor. Que o próprio Cristo nos dê esta graça para cumprir este mandamento: “amai-vos como eu vos amei”; que este encontro seja para nós uma grande oportunidade para amar e amar fazendo as coisas, e fazendo as coisas amando.

Patrocinador do Blog:





Faculdade lança página na internet


A Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales já dispõe de um espaço na internet. O endereço do site é www.fahs.edu.br. Nele, o internauta encontra informações sobre os Cursos de Licenciatura em Filosofia e de Bacharelado em Teologia, assim como orientações para o processo seletivo.

A Faculdade também está com inscrições abertas para o vestibular 2011.2. As inscrições poderão ser feitas até 28 de junho, na sede da Faculdade, situada na Avenida Câmara Cascudo, 390, na Cidade Alta - Natal.

As provas serão realizadas dia 2 de julho, das 8 às 12 horas. Serão oferecidas cem vagas para o ingresso no segundo semestre de 2011, sendo 50 vagas para Filosofia e 50 para Teologia. As aulas serão iniciadas em agosto.

Mais informações sobre o Vestibular podem ser obtidas no site da Faculdade ou pelo telefone: 3615-2827.

Fonte: Arquidiocese de Natal
 
Patrocinador do Blog:

Missa

Missa da Implantação da Pastoral da Sobriedade em nossa paróquia e aniversário da Pastoral Familiar pelo seu 2º Ano de Implantação.


Patrocinador do Blog:

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Filmagem do Casamento de Mara e Rodrigo



Patrocinador do Blog

COMUNICADO DA PAULUS

Amigo (a) Assinante,

Graça e Paz!

Comunicamos que pessoas mal-intencionadas vêm tentando se passar por funcionários (as) ou membros da PAULUS para realizar cobranças atípicas em várias partes do país.

Lembramos que esta não é a forma que a PAULUS trata os seus clientes. Portanto, se você receber ligações de pessoas usando o nosso nome, procure obter o máximo possível de informações e entre em contato conosco pelo telefone: 0800-164011 (ligações gratuita) ou por e-mail: assinaturas@paulus.com.br.

E atenção: FAÇA APENAS DEPÓSITO/PAGAMENTOS EM FAVOR DE PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO.

Estamos à disposição para quaisquer consultas ou esclarecimentos.

Claudilane Marques *
Gerente da Livraria Natal *
gerente.natal@paulus.com.br
84 3211-7514

Patrocinador do Blog:

Quer entrar para este Grupo?

Clique na foto e escreva-se


O que é o Grupo VENCEDORES POR CRISTO, é um grupo de oração carismático e jovem em sua essência, diferente de restrito, afinal, vai dizer que João Paulo II não era jovem?

Somos na verdade, uma porta aberta ao coração de Deus, pela qual TODOS podemos passar.

Bom, mas se você clicou aqui, provavelmente quer um pouco mais que isso, então "senta que lá vem história..." (e ficar em pé diante do pc não é muito confortável)

Bem, nesse ano de 2011 completaremos nossos 11 aninhos então é história pra caramba! Tentarei fazer um resumão...

Tudo começou quando, lá nos primórdios, a comunidade Maria Mater veio ao Jardim Aeroporto fazer um louvor com os jovens, depois disso as próprias pessoas do bairro sentiram a necessidade de termos um grupo de jovens, foi quando surgimos, na época éramos coordenados por Adel, que topou fundar o grupo.

Naquele tempo, pra se ter idéia, ainda não tínhamos capela e as Missas eram no conselho comunitário, logo o grupo ficou sendo onde? Na área da casa da coordenadora!!!

Com o tempo, Deus foi enviando pessoas para trabalhar, e foram surgindo ministério de música, de acolhimento... até que a área ficou pequena e passamos a ir também para o conselho comunitário.

Depois tudo foi ficando sério, já era sério mas agora tínhamos tomado consiência de que precisávamos ser formados para formar, o chamado de Deus tinha tomado grandes proporções. E começamos a participar mais ativamente das manhãs de formação na RCC e fizemos seminário de vida no Espírito Santo.

E quando parecia que era missão cumprida, vimos que não era vontade de Deus que vivêssemos fechados e passamos a participar mais ativamente da vida na comunidade, colocamos o ministério de música para animar a Santa Missa, foi quando a comunidade se mobilizou para construirmos nossa capela - hoje, matriz de nossa paróquia - o VPC (como nos auto-intitulamos carinhosamente) não podia ficar só olhando e esperando tudo acontecer, afinal, "A fé sem obras é morta", daí fizemos nosso I "VPC Solidário", uma gincana com os jovens, onde a prova principal era a arrecadação de material para a construção.

E assim fomos crescendo e, graças a Deus, contribuindo para o crescimento da nossa igreja, que com muita luta foi construída, mas nos faltavam alguns recursos. Paralelamente a tudo isso, o VPC fazia todos os anos suas festas comemorativas internas - a festa junina, a confraternização no final do ano... - Daí surgiu a idéia de fazermos o "Arrastapé com Cristo", um "grande" arraiá aberto para a comunidade e que deu muito certo, tão certo que nos próximos conseguimos comprar para nossa igreja a bateria e o sistema de som - até então as Missas eram "no gogó".

E assim formamos muitos jovens, muitos líderes, sempre fazendo nossas reuniões de oração, seminários, formações e retiros, até que a paróquia resolveu promover o "Acampamento Jovem", primeiramente foi assumido por pessoas de outra paróquia, mas já nos anos seguintes começamos também a tomar a frente, juntos com jovens das capelas vizinhas, era uma experiência da qual nós jovens jamais esqueceremos, a cada ano Deus nos falava de forma diferente. Vieram também as "Missões Jovens" onde saíamos nas casas do bairro evangelizando por uma semana, para no final, realizar uma grande Missa de encerramento, com apresentações e danças dígnas de filme de James Cameron ou Spielberg. Hoje o acampamento deu lugar ao "Segue-me", no seu 2° ano, portanto ainda apadrinhado por outra paróquia, mas já com jovens nossos trabalhando pelo crescimento de uma juventude santa.

Já quase ia esquecendo, ano passado (2010), nos dias 14 e 15 de Agosto estávamos completando 10 anos de uma linda história, uma década, data esta que jamais, em tempo algum poderia ser passada em branco. Realizamos o nosso "I Resgate", foram dois dias maravilhosos de encontro com Deus para aqueles que hoje são o VPC mas também para aqueles que um dia por aqui passaram e por algum motivo já não estão conosco, todos receberam convites, foi tudo muito bem planejado e mais que isso, foram meses de preparação e escuta à vontade de Deus.

É claro que com todo esse tempo servindo e fazendo a vontade de Deus, seríamos tentados a desistir, nem tudo foram flores (já pensou que tédio se assim fosse...), o grupo passou sim por altos mas também por baixos, e aquele resgate, se muitos "antigos" não ouviram o apelo de Deus que clamava "Voltem ao meu coração!" foi certamente o ponta-pé inicial para um reerguimento de um grupo que sempre esteve nos planos do Senhor.

Como dito antes, somos uma porta aberta a todos que desejam se encontar com Deus, mas com um carisma especial para trabalhar com a juventude.

Atualmente nos encontramos na igreja do Jardim Aeroporto todos os sábados as 19 horas, é lá que lançamos as redes e é lá que te convidamos a fazer conosco!!!

Fonte: Blog do VPC, que você pode Acessar Aqui 

Patrocinadores do Blog:

terça-feira, 14 de junho de 2011

Atenção Família ECC - Comunicado

Os dirigentes do ECC da nossa paróquia comunicam que o próximo pós-encontro será no dia 07 de Julho, às 20hs no Salão Paróquia do Jardim Aeroporto, é não mais dia 30 de junho como foi anunciado anteriormente.

Dirigentes do ECC

Patrocinador do Blog:

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Implantação da Pastoral da Sobriedade e Aniversário da Famíliar

Foi realizada neste final de semana na Matriz da nossa paróquia, a implantação da Pastoral da Sobriedade. A implantação aconteceu na Santa Missa das 19:30hrs da Matriz, que contou com a presença dos agentes da pastoral da sobriedade de Potilândia e da paróquia de São João Batista de Lagoa Seca. A Santa Missa teve também como intencionada a Pastoral Familiar pelo seu segundo ano de Implantação em nossa paróquia.

Na procissão de Entrada a pastoral familiar entrou com um banner fazendo referência ao dia de pentecoste que vivenciamos neste domingo, “Espírito do Senhor desceu sobre nós”, Já a Pastoral da Sobriedade entrou também com um banner com o símbolo da pastoral e em seguida pelos ministros da eucaristia e coroinhas da nossa paróquia.
Após o Padre Marcelo fazer a acolhida e ato penitencial, foi feito a introdução da Palavra de Deus, no meu de nós pelo Sr. João que passa a coordenar a pastoral, enquanto foi feita uma narração por Claudilane(comentaria) que falava da Pastoral da Sobriedade, ela vem até nós através de um ex. usuário dependente Químico que ao conhecer e participar da Pastoral da Sobriedade, Admitiu sua dependência química, viu que sozinho não podia vencer o vício, pediu que Deus o liberta-se; confiou e clamou para que Deus o Cura-se; Entregou sua vida e suas Dependências nas mãos de Deus, disse: Senhor Aceita-me!, e Arrependido como o filho pródigo pediu para voltar a casa do Pai, pediu para que o acolhesse. Confeçou seus pecados publicamente, pediu perdão à Deus e aos irmãos, disse: Senhor Absolve-me, Senhor eu renasço do teu espírito para a sobriedade. O homem velho passou, eis que surge uma nova criatura, Batiza-me; Senhor eu reparo todos os males que causei na minha dependência, ajuda-me a resgatar minha dignidade, Restaura-me; Professo Senhor que creio na Santíssima Trindade, com a intercessão de Maria e todos os Santos, Instrui-me na tua palavra! Senhor Orando e Vigiando, serei perseverante, Dá-me a tua Palavra! Senhor Servindo a exemplo de Maria, quero gratuitamente fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade. Senhor Celebrando a eucaristia, esta noite com a comunidade da Paróquia, quero festejar os doze passos do Programa de Vida Nova, quero partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo meu testemunho.

No ofertório a pastoral familiar trouxe até o altar do Senhor os nomes dos Dons do Espírito Santo pelos seus agentes e a Pastoral da Sobriedade trouxe um banner com os doze passos do programa de Vida Nova, que foi criado pela CNBB, através de Dom Irineu, e os livros de instrumento de trabalho da pastoral, o livro azul para formações de grupo de trabalho e amarelo que traz as reflexões para reuniões. Já o Pão, o vinho e a água a ser transformados no corpo e sangue do Senhor, foram levados ao Altar do Senhor pela Neta, Filha e a Esposa de um ex-dependente, representando as famílias atingidas diariamente pelo mal que vem destruindo nossas famílias, onde a partir de hoje passa a coordenar a pastoral da sobriedade em nossa paróquia. No final da Santa Missa o Padre Marcelo Cezarino fez o ritual de apagar o círio, onde o mesmo passou 50 dias acesso para simbolizar a luz de Cristo no meio de nós.
Também no final o Padre Marcelo fez o envio dos agentes da nova pastoral e convidou os agentes da Pastoral Famíliar e dos Movimentos do Terço dos Homens para cantar os parabéns pelo 2º aniversário de criação em nossa paróquia.

Acesse Aqui para ver todas as fotos

Em breve publicaremos o video da Missa
Patrocinador do Blog:


NOTÍCIAS ANTERIORES