Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ECC da Paróquia implanta o ECC em São José do Mipibú

Há quatro anos a nossa paróquia implantou na comunidade um serviço da Igreja, voltado para as famílias, em especial para os casais. Este serviço titulado como Encontro de Casais com Cristo (ECC), que tem por objetivo evangelizar as famílias, para construção do Reino de Deus na comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação.

Mas como falamos no inicio, só faz quatro anos que vivenciamos o ECC em nossa paróquia, e já trouxe muitas alegrias, restaurações em muitas famílias, muitos frutos para nossa paróquia, muitas bênçãos e graças do Espírito Santo que nos ilumina, nos capacita e nos guia a cada dia e cada encontro. E neste quarto anos fomos agraciados de amadrinhar uma implantação do ECC em outra paróquia e fazer aquilo que o próprio cristo nos pediu “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16:15).

Este agraciamento foi realizado neste último final de semana, onde vários casais da nossa paróquia e os casais sementeiros se doaram para concretizar mais uma obra do reino de Deus, na Paróquia de Santana e São Joaquim de São José de Mipibú. O encontro foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de junho, no Colégio Pio XII naquela comunidade que teve como diretor espiritual o Padre Marcelo Cezarino nosso Administrador Paroquial da Paróquia do Beato André de Soveral e Padre Matias Soares, Pároco da Paróquia de Santana e São Joaquim.

Foi um encontro com muitas bênçãos e muitos ensinamentos para os encontristas e principalmente para os encontreiros pelos testemunhos e relatos das famílias nas ocasiões das visitas. Um acontecimento que merece destaque foi a de um homem, pai de um encontristo que há dois anos não se comunicava com a família tendo em vista a uma cirurgia (traqueostomia) para retirada de um cisto na garganta, onde foi removida até a sua língua. Quando o casal da visitação chegou à sua casa, a filha dele falou: “- Não adianta, faz dois anos que ele não consegue se comunicar com ninguém”. Diante dessa expressão, o casal que estava visitando logo percebeu que podiam ajudar. Surpreendentemente o senhor conseguiu expressar algumas palavras para o casal que atentos tentavam compreender a mensagem que queria comunicar! Neste momento a filha surpresa, se desmanchou em choro de alegria de ver o pai se comunicado novamente.

Outro fato foi a de uma encontrista que no Domingo se viu impedida de comparecer ao encontro, tendo em vista que uma professora de sua faculdade não liberou para realizar a prova em outra data, logo que a equipe de visitação foi informada que ela não viria para encontro um sentimento de tristeza tomou conta de todos! Logo entregamos nas mãos de nossa senhora! Quando colocaram a sua ficha aos pés da imagem de nossa senhora da conceição, recebemos uma boa notícia. A encontrista liga e comunica expressando em choro, a alegria de poder voltar continuar a vivenciar o encontro!

Dentre essas providências divinas, tantos outros milagres aconteceram. Se fossemos relatar, não teria espaço para escrever. Também o que nos tocou muito foram os casais sementeiros que tiveram muita humildade, simplicidade e de um coração bastante acolhedor imprimido assim os cincos pontos básicos e fundamentais do ECC.

Os cinco pontos básicos do ECC foram bastante vivenciados. O primeiro ponto foi a DOAÇÃO que é essência da vida cristã que foi perceptivo por todos os casais que trabalharam no encontro, o segundo ponto, a POBREZA que é atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus no meio de nós e do encontro, o terceiro ponto, a SIMPLICIDADE, atitude que se traduziu num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os casais das duas comunidades, o quarto a ALEGRIA que nasce a cada chamamento para trabalhar pelo o outro a cada encontro com a certeza da vitória do bem que é experimentado no encontro na partilha, na doação, na comunhão com o irmão, o quinto ponto a ORAÇÃO onde cada casal mantém uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo,

que vivenciada durante todo o encontro por todas as equipes em adoração ao santíssimo na capela e nas salas nos momento das reflexões. Além desses cinco pontos foi marcado por mais um ponto que foi a ESPIRITUALIDADE que antes e durante o encontro foi muito forte. Destacamos especialmente os temas das reuniões em preparação do encontro, que é a tônica do ECC. Estes temas foram elaborado pelo nosso Administrador Paroquial Padre Marcelo Cezarino, com muita expiração do Divino Espírito Santo.

Parabenizamos a todos os encontreiros do I – ECC da Paróquia de Santana e São Joaquim de São José do Mipibú que durante estes meses se doaram para que este encontro pudesse ter acontecido. Em especial todos os encontristas pelo SIM que deram ao chamado do Senhor! Reguem com muita oração esta semente que foi plantada no coração de cada um para que os frutos logo apareçam para alimentar novas famílias desta querida comunidade de São José de Mipibú. Fique sabendo que estamos sempre à disposição para ajudar em tudo o que precisar.

Texto: Lopes e Ingrid
Patrocinador do Blog:

 

Um comentário :

  1. Fabinho e equipe dirigente22 de junho de 2011 17:31

    Lopes e Ingrid Não é atoa que vocês e sua equipe são da pastoral da comunicação. Gostaria de parabenizá-los pelo texto e dizer que e toda equipe dirigente do ECC ficamos muito felizes de contar com o apoio de vocês e principalmente tê-los como amigos e dizer também que vocês são pessoas abençoadas. Que DEUS na sua infinita misericórdia possa retribuir tudo o que vocês tem feito pelo ECC.
    Um beijo e fiquem cim DEUS.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS ANTERIORES